O valor do agora

O agora é um instante precioso que se esvai sem percebermos... tantas lembranças... tantos planos...


Brian Weiss, em Os espelhos do tempo (p. 31), escreveu sobre o tema: "Temos tendências a remoer o passado, a culpar-nos pelas falhas que cometemos, a apegar-nos ao que foi vivido. Além de nos impedir de usufruir mais plenamente o que o momento presente nos oferece, esse apego é absolutamente inútil para resolver qualquer problema. [...]. O mesmo acontece em relação ao futuro. Da mesma forma como remoer o passado é inútil, descobrimos que não adianta nos preocuparmos com o futuro, pois a preocupação não muda o que virá a acontecer. Planejar o futuro é absolutamente necessário para não ficarmos ao sabor dos acontecimentos ou do desejo dos outros, mas preocupar-se com ele é perda de tempo."


Para tanto, o exercício da serenidade é muito útil. Serenidade denota paz, estar isento de agitações. Isso ocorre quando aceitamos as mutações da vida e treinamos a nossa mente (e não ficamos escravos dela). Ao observar o fluir dos pensamentos, sem deter a qualquer um, trazemos a mente para estados cada vez mais profundos de concentração e nos atentamos ao presente - essa fração de tempo não recebeu este nome à toa, mas como uma dádiva a ser usufruída.


A libertação do peso do passado e da pré-ocupação do futuro (que poderá nem se concretizar) nos possibilita a concentração no agora e a vivenciar a alegria e a beleza dos pequenos gestos, com paz de espírito. E como me referi a treino, seguem algumas dicas para um efetivo acontecer:


1- Faça uma faxina mental, jogue fora pensamentos inúteis e lembranças amargas.

2- Compreenda que os erros e decepções do passado são apenas o resultado de escolhas equivocadas, mas necessárias ao aprendizado que você obteve.

3- Inicie o seu dia com algo positivo, dizendo a si mesmo: "Vou fazer do meu dia o melhor possível e resolver os meus assuntos conforme eles apareçam, sem pressa, sem medo e sem preocupações".

4- Habitue-se a pensar positivamente; seja natural, transparente e generoso (tudo flui quando se mantém o pensamento alegre).

5-Faça tudo de corpo e alma, de modo íntegro. Busque a excelência, sempre; mas, aceite os limites e enganos seus e dos próximos. O perfeccionismo é a necessidade de ser infalível, causa o medo de viver situações novas e com elas aprender.

6- Aprenda a distinguir os palpites inconsequentes dos conselhos sábios e bem intencionados.

7- Observe as reações provocadas por suas ações e descarte os atos com resultados indesejáveis.

8- Acredite em você - a vida é o resultado daquilo em que acreditamos. Concentre-se nos seus pontos fortes (todos têm! você os conhece? Faça uma listinha). Confie 100% em sua força interior - ao confiar em sua intuição, a natureza fará a sequência acontecer (outros passos seus e dos outros de quem você necessitar, são as 'coincidências').

9- Visualize com detalhes o desejado (como se realizado) - a imagem cristalina irá orientar ao que deve ser feito.

10- Jamais desista dos seus sonhos. Quando se tem um sonho, tem-se uma direção a seguir. Focalize as soluções e seja feliz!!!


0 visualização

Siga-nos nas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2023 por Renova Consultoria. Orgulhosamente criado com Wix.com