Mindfulness no ambiente de trabalho

Você sofre de ansiedade ou estresse no seu ambiente de trabalho? Já teve algum dia improdutivo simplesmente porque não conseguia estar atento ao que estava fazendo?

Quando passamos nosso tempo constantemente preocupados com o futuro, lembrando do passado ou divagando sobre inúmeras coisas, não estamos plenamente conscientes das coisas que estamos fazendo no momento presente.

A falta de atenção ao momento presente pode fazer você desperdiçar os melhores momentos de sua vida, diminuir consideravelmente a sua produtividade e aumentar os períodos de estresse e ansiedade.

O que é o Mindfulness

Mindfulness é um conjunto de práticas, cientificamente comprovadas, que te ajudam a focar no momento presente e nas expectativas do futuro ou lembranças do passado.

O objetivo do mindfulness é sair do "piloto automático" e passar a ter uma vida com maior consciência de seus momentos, atividades, sentimentos ou sensações.

O mindfulness pode ser considerado uma prática meditativa adaptada ao Ocidente e, com as evidências de seus benefícios, hoje em dia há mais de 500 instituições dedicadas ao Mindfulness nos EUA.

As práticas meditativas são capazes de diminuir dores crônicas, prevenir o Alzheimer, evitar crises de ansiedade e depressão, aumentar a criatividade e a produtividade no trabalho.

Não é atoa que inúmeros executivos e empresários são adeptos desta prática, entre eles Warren Buffet (investidor), Richard Branson (fundador do grupo Virgin), Jack Dorsey (co-fundador do Twitter).


Como praticar Mindfulness?

1º) Respiração: inspire profundamente, dilatando todo o seu peito. Em seguida, expire lentamente o ar pela boca.

Observe o movimento do seu corpo, suas sensações e emoções.

2º) Fluxo de Pensamentos: não embarque em seus pensamentos, apenas observe-os.

Cada pensamento não dura muito tempo. Veja como eles surgem na mente e de quais emoções eles vem acompanhados.

Se perder o foco, traga a sua atenção novamente para a respiração.

3º) Sentidos: Traga agora sua atenção aos ruídos externos, depois ao aroma do ambiente onde está, nas sensações dos pés tocando o chão etc...

Não reaja a estes estímulos, apenas observe-os. Observe como sua mente e seu corpo reage a cada estímulo externo.

4º) Olhar sem julgamento: mindfulness é um estado mental de atenção plena. Ao observar seus pensamentos e sensações, busque não julgar ou fazer planos.

Por exemplo, se sentir que está quente, não trace um plano de ligar um ventilador. Apenas tenha consciência do quão quente está.

Se você está triste ou preocupado, apenas admita isso. Não trace imediatamente planos para lutar contra isso.

5º) Simplifique: você pode praticar mindfulness ao se alimentar, trazendo sua atenção para o sabor dos alimentos. Você pode estar consciente dos movimentos do seu corpo ao dirigir ou caminhar.

Não há espaço ou hora certa para praticar. A melhor hora é aqui e agora.






0 visualização

Siga-nos nas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2023 por Renova Consultoria. Orgulhosamente criado com Wix.com